segunda-feira, 22 de outubro de 2012

No dia 09/10 vivenciamos uma aula sobre Karate-do:

No primeiro momento da aula prática, os alunos realizaram uma corrida no tatame, e ao sinal do professor, realizar saudação com o primeiro colega que encontrar, em seguida um tenta tocar as partes do corpo pré determinada (ombro, joelho, barriga, ...); A seguir realizamos um alongamento;
- Aprendemos então alguns golpes, como o soco;
- Em círculo, mãos dadas, a professora ensinou o chute, onde deveríamos levantar o joelho e esticá-lo, chutando na altura do quadril (e acima);
- A seguir, unimos os dois golpes aprendidos anteriormente, o sono e o chute;
- Em duplas, um deveria defender e o outro dar o soco;
- Jokenpo gigante: Homens para um lado e mulheres para o outro, cada grupo deveria escolher um golpe, como se fosse jokenpo, o soco ganhava do chute, o chute da defesa alta e a defesa alta do soco;
- Em uma linha do tatame, andando igual um astronauta ("um passo para frente e estica");
- Dispostos no tatame, executando a base frontal, em seguida, unimos a base à defesa alta e defesa baixa;
- Treinamento para simular uma luta: simulando o soco, atacando um inimigo imaginário, em seguida, realizar a defesa indo para trás, em seguida, fez-se a mesma coisa, em duplas;
- Luta competição: realização de saltitos e defesa; ir para frente e para trás com defesa; realizar agachamento, "jogando" o quadril para frente, tirando o calcanhar do chão; soco com agachamento;
- Em duplas, um só mostra a mão e o outro realiza o ataque, finalizando então a aula, com saudação.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

No dia 25/09/212 os alunos vivenciaram uma aula sobre judô, a seguir, discorreremos sobre o andamento da aula:

Para iniciar a aula, a professora ensinou como é realizada a saudação, forma de demonstrar respeito ao mestre, professor ou adversário.



Como aquecimento, tivemos uma corrida pelo tatame, com variações de direção e de formas de passada, como de patinho e de canguru.

Em seguida, realizamos o alongamento, e partimos para o judo em si, onde pudemos rever algumas técnicas do judo, como quedas, estrangulamentos e projeções. Realizamos então o Shirokemi, ou seja, queda de costas em pé ou sentado e locokemi, queda lateral, direita ou esquerda.

Então, a professora passou para as projeções, de pés (vassourinha), quadril (chazão) e mãos (bananinha), tendo também o Koshiguruma (conhecido como abração) e o Sovacão (onde o cotovelo deve estar por baixo da axila do adversário).

Após as projeções, a professora passou a explicar sobre as imobilizações, sendo elas: 

Honkezagatame;
- Tate Shirogatame (Carrinho);- Yokushirogatame;- Imobilização Lateral;- Hadakakime – Ante braço;- Tatejime – mata leão.


Ao final da aula, foi realizado uma atividade onde todos os alunos ficavam sentados, em círculo, e no centro ficava uma pessoa, os pés de todos os alunos deveriam encostar na pessoa do centro, que deveria "cair" para os lados e os indivíduos que estavam ao centro não poderiam deixá-lo cair empurrando-o com as mãos.



Finalizando a aula, novamente, com uma saudação.