Karate

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jogos de Oposição

Na terça-feira (21/09), O tema principal da aula foi sobre os ''Jogos de Oposição''

    Classificados em: 
  • Jogos de Rapidez e Atenção
  • Jogos de Conquista de Objeto
  • Jogos de Conquista de Território
  • Jogos para Desequilibrar
  • Jogos para Reter/Imobilizar
  • Jogos de Combate
   E possuem ações motoras para :
  • Ataque: Agarrar, desequilibrar, imobilizar.
  • Defesa: Resistir, bloquear, esquivar.

   Segue alguns exemplos nas atividades descritas abaixo:

Ex.:  Jogos de Rapidez e Atenção
    Após o alongamento a aula iniciou-se com uma brincadeira para aquecimento: mãe-cola-americano, onde o grupo inteiro fugia de um aluno que tinha por objetivo tocar os indivíduos, e assim ''colá-los'', fazendo com que ficassem parados no lugar com as pernas afastadas. Para ser ''descolado'' alguém deveria passar por baixo das pernas deste. 
      Direcionando a aula para a capoeira, seguiu-se com outra brincadeira: mãe-capoeira, onde quem fora ''colado'' deveria ficar em posição de ''cocórinha'' e para ''descolar'' bastava fazer uma ''meia lua'' sobre este. Onde trabalhou-se fundamentos de defesa e ataque.

Ex.: Jogos de Conquista de Objeto
      A terceira atividade chama-se pique-bola, também conhecida como pique-bandeira, quando a atividade é aplicada com uma bandeira. No entanto, esta fora com uma bola, onde todos os participantes deveriam estar sempre de 4 apoios e o objetivo da atividade era pegar a bola que estava dentro doa arco, no fundo do campo adversário e fazer com que ela chegasse, sem passes longos, até o seu campo. E desta forma impedir que seus adversários também realizassem o feito. Para isso, permitiu-se o uso técnicas de imobilização enquanto o adversário estivesse no campo contrário. 


 Na  próxima atividade,
denominada ''Sumôzinho'', os alunos formavam duplas que ficavam dentro de um espaço delimitado (pequeno) e ao sinal do professor deveriam tentar, empurrando o ombro ou cintura, deslocar seu parceiro para fora deste espaço. Nesta atividade pode ocorrer variações como: no início da atividade, permitir que apenas 1 pé permaneça dentro do quadrado; ou então tentar fazer com que o companheiro toque as costas no solo.

    A atividade de nº 5 , classificada como Jogo de Conquista de Objeto, foi o ''Golzinho dos números'': Duas equipes eram divididas em números iguais de participantes para cada lado do ambiente, onde cada um recebia um número e enfileirados em ordem numérica um ao lado do outro aguardavam ao chamado referente a sua numeração para pegar a bola que estava no meio (entre as duas fileiras), e fazendo o uso de quatro apoios (mãos e joelhos)  ou rolando para se deslocarem, deveriam encostar a bola no lado determinado como o da sua equipe para pontuar.   
      Na atividade nº 6 foram realizados alguns movimentos para desenvolver o equilíbrio do indivíduo como a ''prancha'', posição em que o indivíduo fica apoiado sobre as pontas dos  pés e sobre as mãos (braços estendidos) e deverão realizar o movimento levantando o braço direito ao mesmo tempo da perna esquerda e alternar levantando o braço esquerdo e a perna direita. 

    Dando sequência aos Jogos de Desequilíbrio, aplicou-se uma atividade conhecida como ''Briga de Galo''. Nesta atividade formão-se duplas, que deverão posicionar-se agachados tocando o chão apenas com os pés. O objetivo é derrubar sua dupla, fazer com que ela perca o equilíbrio e toque o solo com outras partes de seu corpo.
   
    A atividade de nº 8 também exigiu equilíbrio para sua execução, ''Bicicletinha'': Ainda em duplas, sentados um de frente para o outro, sola do pé encostando a sola do pé da sua dupla, apoiando apenas o quadril no chão deveriam fazer com que seu adversário perdesse o equilíbrio e tocasse no chão com outra parte do corpo.

   A atividade nº 9, fora de ''Isometria'', onde os alunos realizaram exercícios principalmente de fortalecimento abdominal, como a prancha: posição em que o indivíduo fica de decúbito ventral, apoiado sobre as pontas dos  pés e antebraço sobre o chão fazendo com que seu corpo fique totalmente extenso formando uma linha paralela ao chão, além de outros como  o ''canivete'', e assim variar pedindo para que escrevessem um número ou até mesmo o nome da pessoa com as pernas enquanto realizassem a isometria.

   A atividade posterior exigiu de rapidez e atenção dos indivíduos, pois sentados um de costas para outro com a pernas estendidas, deveriam virar e fazer com que seu colega encostasse as costas sobre o solo, após o sinal.

  A penúltima atividade, foi chamada de ''Toque de Combate''.

    E para finalizar, a atividade do ''Peão-Cavalinho'': onde o objetivo de quem estava apoiado em cima de seu colega era imobilizá-lo.

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