Na terça-feira (21/09), O tema principal da aula foi sobre os ''Jogos de Oposição''
Classificados em:
- Jogos de Rapidez e Atenção
- Jogos de Conquista de Objeto
- Jogos de Conquista de Território
- Jogos para Desequilibrar
- Jogos para Reter/Imobilizar
- Jogos de Combate
E possuem ações motoras para :
- Ataque: Agarrar, desequilibrar, imobilizar.
- Defesa: Resistir, bloquear, esquivar.
Segue alguns exemplos nas atividades descritas abaixo:
![]() |
Ex.: Jogos de Rapidez e Atenção |
Após o alongamento a aula iniciou-se com uma brincadeira para aquecimento: mãe-cola-americano, onde o grupo inteiro fugia de um aluno que tinha por objetivo tocar os indivíduos, e assim ''colá-los'', fazendo com que ficassem parados no lugar com as pernas afastadas. Para ser ''descolado'' alguém deveria passar por baixo das pernas deste.
Direcionando a aula para a capoeira, seguiu-se com outra brincadeira: mãe-capoeira, onde quem fora ''colado'' deveria ficar em posição de ''cocórinha'' e para ''descolar'' bastava fazer uma ''meia lua'' sobre este. Onde trabalhou-se fundamentos de defesa e ataque.
Direcionando a aula para a capoeira, seguiu-se com outra brincadeira: mãe-capoeira, onde quem fora ''colado'' deveria ficar em posição de ''cocórinha'' e para ''descolar'' bastava fazer uma ''meia lua'' sobre este. Onde trabalhou-se fundamentos de defesa e ataque.
![]() |
Ex.: Jogos de Conquista de Objeto |
A terceira atividade chama-se pique-bola, também conhecida como pique-bandeira, quando a atividade é aplicada com uma bandeira. No entanto, esta fora com uma bola, onde todos os participantes deveriam estar sempre de 4 apoios e o objetivo da atividade era pegar a bola que estava dentro doa arco, no fundo do campo adversário e fazer com que ela chegasse, sem passes longos, até o seu campo. E desta forma impedir que seus adversários também realizassem o feito. Para isso, permitiu-se o uso técnicas de imobilização enquanto o adversário estivesse no campo contrário.
Na próxima atividade,
denominada ''Sumôzinho'', os alunos formavam duplas que ficavam dentro de um espaço delimitado (pequeno) e ao sinal do professor deveriam tentar, empurrando o ombro ou cintura, deslocar seu parceiro para fora deste espaço. Nesta atividade pode ocorrer variações como: no início da atividade, permitir que apenas 1 pé permaneça dentro do quadrado; ou então tentar fazer com que o companheiro toque as costas no solo.

Na atividade nº 6 foram realizados alguns movimentos para desenvolver o equilíbrio do indivíduo como a ''prancha'', posição em que o indivíduo fica apoiado sobre as pontas dos pés e sobre as mãos (braços estendidos) e deverão realizar o movimento levantando o braço direito ao mesmo tempo da perna esquerda e alternar levantando o braço esquerdo e a perna direita.
Dando sequência aos Jogos de Desequilíbrio, aplicou-se uma atividade conhecida como ''Briga de Galo''. Nesta atividade formão-se duplas, que deverão posicionar-se agachados tocando o chão apenas com os pés. O objetivo é derrubar sua dupla, fazer com que ela perca o equilíbrio e toque o solo com outras partes de seu corpo.
A atividade de nº 8 também exigiu equilíbrio para sua execução, ''Bicicletinha'': Ainda em duplas, sentados um de frente para o outro, sola do pé encostando a sola do pé da sua dupla, apoiando apenas o quadril no chão deveriam fazer com que seu adversário perdesse o equilíbrio e tocasse no chão com outra parte do corpo.
A atividade nº 9, fora de ''Isometria'', onde os alunos realizaram exercícios principalmente de fortalecimento abdominal, como a prancha: posição em que o indivíduo fica de decúbito ventral, apoiado sobre as pontas dos pés e antebraço sobre o chão fazendo com que seu corpo fique totalmente extenso formando uma linha paralela ao chão, além de outros como o ''canivete'', e assim variar pedindo para que escrevessem um número ou até mesmo o nome da pessoa com as pernas enquanto realizassem a isometria.
A atividade posterior exigiu de rapidez e atenção dos indivíduos, pois sentados um de costas para outro com a pernas estendidas, deveriam virar e fazer com que seu colega encostasse as costas sobre o solo, após o sinal.
A penúltima atividade, foi chamada de ''Toque de Combate''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário